sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A fusão de cultura na época de Alexandre, o grande - o Helenismo

INDRODUÇÃO
    A cultura na época de Alexandre o grande era  Helenística, fusão da cultura ocidental com a cultura oriental .
    Naquele tempo a Grécia não era mais o centro de cultura no mundo, outras culturas foram adaptadas naquela decada.
    Artes, ciências, filosofia e literatura foram utilizadas na época de Alexandre, o grande.




CULTURA HELENISTICA
    
    A cultura helenística resultou da fusão da cultura grega com a cultura oriental, promovida pela expansão do império Macedônico com Alexandre Magno.
    A Grécia não era mais o centro cultural do mundo. Os principais centros da cultura helenística foram Alexandria, no Egito, Antioquia, na Turquia, e Pérgamo, na Ásia Menor.
    Será que a cultura helenistica melhorou o relacionamento do oriente eo ocidente?E como as familías reagiam quando seus filhos se adaptavam a outra cultura?


ARTES-  arte grega caracteriza-se pelo equilíbrio, pela leveza e pelo humanismo, as artes helenísticas perderam aquelas características e passaram a ser dominadas pelo realismo exagerado e pelo sensacionalismo. Os artistas helenísticos não se preocupavam com o belo, mas sim com o grandioso e luxuoso.


CIÊNCIAS-os conhecimentos científicos alcançaram tal nível de desenvolvimento, principalmente no campo da astronomia e da matemática, que fizeram com que as ciências helenísticas fossem as mais desenvolvidas da História, durante várias séculos.
Alguns nomes importantes do periodo:


Eratótenes: Ele calculou a circunferência da Terra com uma margem de erro extremamente pequena;


Aristarco:Ele foi o criador da teoria heliocêntrica.A sua teoria era que a Terra e os outros planetas giram em torno do Sol, que não foi aceita naquela época,pelas pessoas .        Por que os Gregos não acreditaram em Aritarco com a teoria, que os planetas giram em torno do céu?


FILOSOFIA- As importantes doutrinas filosóficas helenísticas foram o estoicismo, criado por Zenon, e o epicurismo, criado por Epicuro.
   


CONCLUSÃO


   Após a morte de Alexande, o grande, surge a cultura helenística que durou até a conquista do mundo antigo, efetuado por Roma. Essa cultura trouxe muitos benefícios.Como  a circunferência da terra, entre muitas outras que foram descobertas pelos grandes cientistas e pensadores da época, muitas contribuições para a formação do mundo ocidental.E com certeza os gregos poderam conviver melhor com a cultura helenística.Seus filhos escolem  sua propria cultura isso é legal, mas pra algumas familias é muito estranho.


BIBLIOGRAFIA





http://pt.wikipedia.org/wiki/Helenismo

http://geographicinternational.blogspot.com/2009/10/alexandre-o-grande-e-fusao-cultural.html
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/antiga/2002/10/31/002.htm



Angélica

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Limites da democracia na Grécia do período clássico:mulheres, escravos e estrangeiros.

Período Clássico:
      O período classico estendeu-se entre 480 a.C. e 390 a.C.,dominado por Atenas e Esparta.Cada uma das cidades desenvolveu um sistema político:oligarquia militarista em Esparta e aristocrata em Atenas.
       Tudo comça com o Império Persa conquistando a cidade dos medos, não pararam assim conquistando cidades gregas da Asia Menor.Esparta e Atenas dão apoio as cidades gregas contra os persas, mas é um apoio que não é sulficiente pois vendo assim já estavam derrotados pelo domínio persa.Sendo assim muitas cidades são invadidas até que os persas e atenienses se encontram tendo assim vitoria ateniense mesmo que estava em desvantagem númerica.
        Dario morrem em 485,tinha preparado a desforra deixando assim a tarefa ao sue filho Xerxes I que invadiu a Grécia em 480 a.C. Sendo assim vendo a invasão os gregos esquecem a diferença e estabelecem uma aliança entre 31 cidades em Esparta e Atenas estão.As forças de Esparta conseguem por um tempo bloquear o domínio dos persas na Batalha das Termópilas mas nem tanto a invasão de Ática,o general optou por recuar Ática onde Atenas conseque uma vitória sobre os persas em Salamina. Em 479 a.C. os gregos confirmam a sua vitória desta feita na Batalha de Platéias. A frota persa foge para o mar Egeu, onde em 478 a.C. é vencida em Mícale.

Mulheres:
     As mulheres em Atenas tinham menos liberdade do que em Esparta.Elas se casavam entre 15 e 18 anos conforme as escolha dos pais.Depois do casamento tinham de prestar obediencia aos maridos,as mais ricas ficam em um canto da casa chamada gineceu, as mais pobres tinham de trabalhar.Os marido tinham o direito de devolvelas em caso de adultério ou esteleridade.

Escravos:
    O direito grego considerava os escravos uma pessoa que tinha direito a proteção e a mercadoria.Eram vendidos em cidades de Atenas "cidades comerciais" até mesmo as famílias mais pobres tinham de ter pelo menos um escravo.As tarefas domésticas parecem ter sido uma das poucas atividades rejeitadas pelos cidadãos. O escravo urbano ocupava-se nas tarefas de produção domésticas. Buscava os gêneros
alimentares na propriedade senhorial ou comprava-os no mercado e preparava os alimentos. Fiar, tecer, e
confeccionar vestimentas eram outras importantes atividades, principalmente da escrava. Estas tarefas eram
dirigidas pela senhora da casa; não raro, o escravo ocupava-se, alternadamente, no trabalho doméstico urbano e na parcela agrária senhorial, se a distância permitisse.As grandes obras e as minas também eram trabalhos onde se exercia bastante o comerci de escravos.

Estrangeiros:
   Os estrangeiros residentes em Atenas dedicavam-se ao artesanato e ao comércio.As leis atenienses proibiam aos estrangeiros a compra de terras ou a participação no governo.Seu grupo era chamado de metecos.

Comentário Pessoal
Entendo que o periodo clássico na Grécia foi um périodo tanto revoltoso onde aconteceu muitos domínios de outros povos em outras terras.As mulheres também não tinham muita liberdade assim como os escravos e estrangeiros que não podiam comprar terras e participar do governo.O uso dos escravos era muito importante até as famílias pobres tinham de ter um.Era um tempo muito rigoroso.

Fonte: http://www.pt.wikipedia.org/ http://calle.no.sapo.pt/ideias/historia.html
Escrito:por Angelica da Silva Dias.